Principais tipos de lâmpada led

Principais tipos de lâmpadas LED

Principais tipos de lâmpada led

Pensando em adquirir Lâmpadas Led, após saber que são mais econômicas e duradouras? Contudo, se surpreendeu ao perceber que existem diversos tipos, e é difícil saber qual é a mais indicada para o que você precisa? Não se preocupe, nesse artigo explicaremos quais são os principais tipos de lâmpada led, e para que servem, assim, ficará mais fácil escolhê-las.

Mais econômicas e com longa vida útil, as lâmpadas led tem se destacado na área da iluminação. Em uma época na qual devemos investir em qualidade, praticidade e menos gastos, não é surpresa que as lâmpadas led sejam cada vez mais utilizadas. No entanto, ela ainda é novidade, e são muitas as dúvidas sobre ela.

Principais tipos de lâmpada led

Principais tipos de lâmpada led

A lâmpada led

Com o problema do desperdício de energia ganhando cada vez mais destaque, os olhos se voltam para opções de iluminação mais econômicas, e é onde entra o LED.

Sendo um componente eletrônico que gera luz de baixo consumo, o LED (Light Emitting Diode) gera a mesma quantidade de energia de uma lâmpada incandescente, necessitando uma quantidade de potência bem menor.

Não utilizando reator, a lâmpada led gera qualidade de luz confortável, além de pouco calor. Isso sem mencionar que não emite raios ultravioleta ou infravermelho. Elas podem facilmente substituir as lâmpadas incandescentes, por possuírem bases do mesmo tamanho.

Suas qualidades não param por aí, ela também pode ser facilmente descartada e reciclada por não conter mercúrio.

Tipos de lâmpadas LED - Luminária Abajur diamante vermelho

Tipos de lâmpadas LED – Luminária Abajur diamante vermelho

Como funciona a lâmpada led

Ao não possuir filamentos, o que a diferencia das incandescentes, a lâmpada led dura mais e produz menos calor. No interior da lâmpada há uma fita feita de led, que produz luz ao ser percorrida pela energia elétrica.

Com popularidade crescente, a lâmpada led tem sido desenvolvida em diversos tipos e modelos, possibilitando uma variedade de opções para projetos de iluminação.

Pendente sonar gold com lâmpada led

Pendente sonar gold com lâmpada led

Principais tipos de lâmpada led

Ao se escolher lâmpadas led deve-se observar diversos fatores como voltagem, conectores, potência, temperatura da lâmpada e formatos, que devem ser compreendidos, em vista de adquirir a lâmpada adequada.

  • Voltagem

Há quatro tipos de voltagem: 12 volts, 110 volts, 220 volts e bivolt. E assim como se faz com equipamentos elétricos em geral, devemos comprar a lâmpada led com a voltagem compatível com a rede que será utilizada.

Uma opção muito indicada é a bivolt, pois poderá ser utilizada em qualquer lugar.

Para iluminações embutidas, como no caso de sancas de gesso, recomenda-se o uso de 12 volts, pois proporcionam uma iluminação mais suave, dando ao ambiente uma sensação acolhedora. Outra boa opção são as fitas de led.

Projeto com luminárias e lâmpadas led

Projeto com luminárias e lâmpadas led

  • Potência

Primeiramente, você precisa saber o quanto de luz você quer no ambiente. Muita, pouca? É preciso ter isso claro para poder escolher a certa. Não basta apenas escolher pela voltagem, é preciso conhecer a quantidade de lúmens.

As melhores opções são aquelas que possuem grande quantidade de lúmens e pouca quantidade de watts, pois iluminam mais e consomem menos energia.

Por consumirem menos energia, os watts das lâmpadas led não podem ser comparados de igual para igual com outras lâmpadas led, mas há uma medida para auxiliar:

1 Watt de led equivale a 10W da incandescente, que por sua vez equivale a 10W da dicróica e alógena, que equivale a 25W da florescente.

  • Conectores

Conectores são outro fator importante ao se escolher lâmpadas led. Desta forma, deve-se verificar se o soquete é compatível, para que assim as  lâmpadas possam se encaixar corretamente.

Portanto, recomenda-se que se compre lustres e luminárias antes, pois eles geralmente já vem com conector, caso contrário, tenha em mente o tipo de conector da lâmpada de led, ao comprá-los posteriormente.

Os principais tipos de conectores são:

– MR16 ou GU5.3
– GU10
– E27 – o tipo mais comum, em forma de rosca.
– E14

Pendente Nórdico Preto

Pendente Nórdico Preto

  • Temperatura da lâmpada led

Ao analisarmos a temperatura de uma lâmpada, não estamos falando de aquecimento, mas da tonalidade da luz. Você vai encontrar modelos com diversas tonalidades, até mesmo, tons amarelos, semelhantes ao das lâmpadas incandescentes.

Além de tons frios e quentes, já se pode encontrar lâmpadas led com tonalidades coloridas, azul, vermelho, entre outros.

  • Formatos

Após conhecer os detalhes técnicos, se deve conhecer o modelo que precisa. As lâmpadas led possuem diversos formatos, adequados para diversos tipos de iluminação.

Os principais formatos são:

– Spot tipo dicroica
– PAR20
– PAR30
– Bulbo – que possuem o formato das incandescentes
– Tubular
– Bolinha

Na Loja Creative Lamps você encontra os principais tipos de lâmpada led

Na Loja Creative Lamps você encontra os principais tipos de lâmpada led

Agora que você conhece os principais tipos de lâmpada de led, já sabe quais se encaixam em seu projeto. Não se esqueça de contar com profissionais especializados em iluminação para explicar o funcionamento. Toda ajuda é bem-vinda.

Tem interesse em adquirir lâmpadas led? Na Creative Lamps, você encontra todos os tipos. Visite uma de nossas lojas, ou entre em contato pelo site.


Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Carrinho de compras