A importância da iluminação na decoração

Entendendo a importância da iluminação na decoração

A importância da iluminação na decoração

Não se pode subestimar a importância da iluminação na decoração. Afinal, a forma como um ambiente é iluminado pode fazer toda a diferença em diversos fatores da composição do espaço.

A importância da iluminação na decoração

Fonte: freepik.

Mas aonde a iluminação se insere, no processo de decoração? Trata-se da etapa final, o último toque após o projeto arquitetônico estar completo. Por isso, não se esqueça nunca da importância de um bom projeto iluminotécnico.

Entendendo a importância da iluminação na decoração

A iluminação pode transformar completamente um ambiente. Ela pode fazer dele mais ou menos espaçoso, dar uma impressão arejada ou valorizar as cores. Pode até, inclusive, estragar todo o efeito original do projeto, arruinando o trabalho do arquiteto.

Sendo assim, na hora de planejar e decorar qualquer quarto, é preciso levar em conta a questão das luzes que vão iluminar aquele espaço. Por isso, separamos algumas orientações para iluminar cada tipo de cômodo da sua casa.

Entendendo a importância da iluminação na decoração

Fonte: freepik.

Jardim

O jardim tem, obviamente, o benefício da luz natural, que deve ser aproveitada o máximo possível. No entanto, para as noites, é interessante utilizar uma iluminação que ressalte os pontos fortes da sua decoração. Além disso, é uma boa ideia distribuir as luzes para que elas iluminem o caminho.

Banheiro

Quando se trata de ambientes internos, a situação fica mais complexa, e a importância da iluminação na decoração é mais evidente. Vejamos o caso do banheiro, por exemplo: ele requer luzes o dia todo, mas a iluminação diurna deve ser diferente da iluminação noturna. Na primeira, preze por luzes brancas, refrescantes e perfeitas para despertar. Já na segunda, é melhor optar por uma iluminação suave.

Quando se trata de ambientes internos, a situação fica mais complexa

Fonte: freepik.

Evite também cair no erro de colocar lâmpadas na parte de cima do espelho. Isso é muito comum, mas cria sombras desagradáveis no rosto. Ao invés disso, prefira colocá-las nas laterais do espelho. Por fim, se o banheiro for muito grande, considere a possibilidade de colocar uma luz em cima do chuveiro.

Sala

A iluminação das salas pode ser dividida em três tipos: indireta, geral e pontual.

A luz geral é feita com uma iluminação abrangente de todo o espaço. Para isso são utilizados lustres, luminárias, painéis ou trilhos.

Já a luz indireta, por sua vez, procura criar um ambiente mais discreto, com uma iluminação sutil. Normalmente ela utiliza sancas, que espalham a luz para as paredes e o teto.

Há muitas formas de usar a iluminação na decoração

Fonte: freepik.

Finalmente, há a luz pontual, que é feita com abajures e focos de luz. A ideia é destacar os pontos do cômodo que você desejar.

Vale também ressaltar que, para as salas, é melhor apostar em luzes amarelas, que dão uma sensação mais aconchegante.

Cozinha

A cozinha necessita de uma iluminação localizada, ou seja, que ilumine pontos específicos. Fuja de uma luz central, pois ela vai gerar sombras se as pessoas estiverem em pé diante das bancadas, o que pode afetar a visão dos alimentos durante o preparo da comida.

A cozinha necessita de uma iluminação localizada

Fonte: freepik.

O ideal é busca lâmpadas que tenham um alto índice de reprodução cromática, ou índice de reprodução de cor. Isso significa que essas lâmpadas possuem fidelidade máxima na reprodução da cor.

Quarto

O quarto, mais do que qualquer outro cômodo, precisa transmitir conforto. Afinal, é um local de repouso, que aconchega. Por isso, vale a pena apostar em luzes quentes (o amarelo é uma opção certeira), uniformes e indiretas, que ressaltem o espaço em volta da cama.

Procure usar lâmpadas de qualidade

Fonte: freepik.

Procure usar lâmpadas de qualidade

Agora que você já conhece a importância da iluminação na decoração da casa, o próximo passo é buscar por lâmpadas de qualidade e esteticamente agradáveis. Aqui na Creative Lamps, temos diversos produtos, e você ainda pode escolher as peças da sua luminária para deixá-la a sua cara. Confira no nosso site!


Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Carrinho de compras